Modelo chega para disputar mercado com VW Fox e Renault Sandero.
Após três anos de estudos, ensaios e intensos trabalhos em design e engenharia, a General Motors finalmente lança o primeiro produto do badalado “Projeto Viva”: o Chevrolet Agile foi apresentado na noite desta segunda-feira (5) na cidade de Mendoza, na Argentina. O preço do modelo ainda não foi divulgado.
O carro compacto foi desenvolvido para colocar a GM na briga por um nicho de mercado importante da indústria automobilística, que contempla hatchbacks compactos com um apelo um pouco mais sofisticado, ou seja, carros um pouco mais espaçosos, mais altos e com motor mais potentes que os populares. E, claro, um pouco mais caros também. Assim, o Agile chega para brigar diretamente com o Volkswagen Fox, modelo que está no mercado desde 2004, e com o Renault Sandero, que chegou em 2008. Outros concorrentes que atuam nesta faixa de preço são Fiat Punto e as versões mais caras de Ford Fiesta e Peugeot 207.
(Pra que 3anos de estudo? É so olhar o Celta modelo 2007 e fazer esse hatch so que mais sofisticado e com uma aparencia futuristica. Esses engenheiros so sabem recriar. Kim)
O Chevrolet Agile é o primeiro modelo do projeto Viva, que dará origem a uma família de novos veículos, inicialmente para mercados emergentes como o Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. O veículo foi desenvolvido no Centro Tecnológico da GM em São Caetano do Sul (SP) e no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba (SP), e será fabricado em Rosário, na Argentina. O Agile vai ser o substituto natural do Chevrolet Corsa, que por enquanto continuará a ser produzido. A partir da sua plataforma, a GM deve desenvolver ainda novos modelos para a família, como um sedã, um utilitário esportivo compacto e uma picape pequena.
Design diferente
Entre as novidades no aspecto visual que o carro apresenta está a nova identificação que a Chevrolet desenvolveu para os modelos, com uma grade frontal ao estilo de um trapézio dividida por uma barra no meio, onde aparece o símbolo dourado da marca.
O motor 1.4 é o mesmo utilizado em outros veículos da Chevrolet, como Prisma, Corsa e Meriva, mas ganhou novos ajustes para aumentar a potência. O motor tem um novo sistema de gerenciamento eletrônico, com sensores capazes de medir a quantidade de ar admitida pelo motor possibilitando um cálculo mais preciso da quantidade de combustível a ser utilizada.
Internamente, destaque para o painel com aspecto esportivo que mistura instrumentos digitais e analógicos e traz uma iluminação em azul. O computador de bordo informa quando o combustível está acabando, se a pilha do controle remoto está fraca, ou se há problemas no sistema de arrefecimento.
A posição de dirigir é mais alta do que as dos hatches convencionais, ficando semelhante a do VW Fox. E o porta-malas do Chevrolet Agile tem 327 litros de capacidade, chegando a 1.140 litros com os bancos traseiros rebatidos. É maior que os porta-malas do Fox (260 litros) e do Sandero (320 litros).
Resta saber como será a recepção do público com a chegada de um novo modelo logo após a volta da cobrança gradual do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e de recordes de venda na indústria automobilística nacional.
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