Em 2008 a SsangYong vendeu 1420 carros, quase seis vezes mais do que as 265 unidades de 2007. Uma explicação está no aumento da rede autorizada: nesse período, subiu de 12 para 23 concessionárias – e promete para 2009 estar em cada capital brasileira. Derivada do utilitário esportivo Actyon, a picape cabine dupla Actyon Sports é uma opção diferente para quem procura um 4x4 diesel completo e acessível.
Seu visual exótico não é dos mais atraentes – eu ate que gostei mas várias pessoas com quem falei não gostarão. Fora isso, a picape se mostra muito segura em mudanças rápidas de faixa e em frenagens bruscas, mérito da baixa altura em relação ao solo e dos freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD.
Somado ao câmbio seqüencial de seis marchas, o resultado é bom para o uso cotidiano e satisfatório na estrada, pois é necessário embalar para manter boa velocidade de cruzeiro. A suspensão traseira, em vez do tradicional feixe de mola, abriga um eixo rígido com braços oscilantes e molas helicoidais. A vantagem é perceptível em ruas esburacadas, onde a Actyon Sports parece flutuar. A desvantagem vem na capacidade de carga: só 750 kg, incluindo os passageiros.
Pena que ela é restrita ao asfalto ou estradas de terra mais leves, por conta da baixa altura em relação ao solo – tem 19 cm, contra 29,2 cm da Hilux mais baixa. A picape falha ainda na falta de computador de bordo e no ruído interno, que incomoda quando o motor atinge 2 000 rpm. Por outro lado, apresenta um custo-benefício campeão: por 94 900 reais, é mais equipada que uma S10 2.8 diesel 4x4 Executive, que tem 140 cv e custa na tabela 110 000 reais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário